Escolha uma Página

Linhas de pesquisa

Livros didáticos, impressos e textos para a educação no Brasil

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar e compreender os diferentes aspectos relacionados ao livros, impressos e textos para o ensino de Matemática no Brasil. Dentre os principais temas de interesse estão: analisar os livros e impressos didáticos voltados para o ensino e entender suas funções e usos em diferentes momentos; analisar as políticas governamentais e as relações este tipo de material; investigar a trajetória dos autores, a circulação de suas obras e o mercado editorial.

Instituições, ideias, propostas e práticas pedagógicas

Esta linha de pesquisa se dedica e estudar e investigar instituições de ensino, ideias, propostas e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Matemática em diferentes níveis. Dentre os temas de interesse encontram-se: abordagem de conteúdos em propostas e programas de ensino; uso, desenvolvimento e implementação de materiais didáticos; legislação e reformas de ensino; criação e organização das práticas institucionais e suas relações com o ensino de Matemática.

Formação e Profissionalização Docente

Esta linha de pesquisa se dedica e estudar e investigar os processos históricos de formação e profissionalização docente e contextos de formação de professores que ensinam Matemática no Brasil. Os principais temas de estudo são: a prática de concursos; a criação e desenvolvimento de cursos de licenciatura e disciplinas voltadas para as metodologias de ensino; projetos, políticas públicas de formação inicial e continuada e trajetória de professores que ensinam Matemática.

Educação Matemática, História e Ficção

Esta linha de pesquisa se dedica a investigar as movimentações históricas associadas à Educação Matemática que operam a partir das narrativas que emergem tanto na literatura de Ficção quanto na literatura histórica. Defende-se, uma ação analítica e uma hermenêutica que mergulhem nos enredos das histórias narradas e nas linhas que tecem suas tramas.