Escolha uma Página

Produção

MARTINS, Z. S.; SOARES, F. S.; CARVALHO, J. B. P. O ensino de Matemática no Século XIX: as aulas de Comércio do Brasil. Curitiba: Appris, 2018.

DASSIE, B. A. Diálogos entre autor e professor: uma leitura da “Arithmetica Elucidativa” de Nelson Benjamim Monção. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 17, p. 116-138, 2018.

DASSIE, B. A. Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018.

SOARES, F. S. As muitas mãos na escrita da História: a trajetória de um manual de Desenho do século XIX por meio de documentos manuscritos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 90-115, 2018.

SOARES, F. S.; SOARES, R. S. Luiz Pedro Drago: para além da atuação docente. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação. Curitiba: SBHE, 2017. p. 4524-4537.

SOARES, F. S. O Professor de Matemática no Brasil (1759-1879): aspectos históricos. Curitiba: Appris, 2016.

DASSIE, B. A. As notas de rodapé da coleção Matemática? 2º ciclo. Boletim LABEM, v. 6, p. 54-62, 2015. 

DASSIE, B. A.; COSTA, L. F. ; CARVALHO, J. B. P. F. A trajetória de Dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático. Zetetiké (on line), v. 23, p. 395-410, 2015.

SOARES, F. Acervos e arquivos na cidade do Rio de Janeiro: possibilidades para a pesquisa em história da educação matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.17, n.3, pp.441-455, 2015.

SOARES, F. S. Professores de Matemática do Ensino secundário brasileiro no século XIX: o caso do Colégio Pedro II. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, X, 2014, Curitiba. Anais eletrônicos do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira, 2014.

SOARES, F. S. Ensino de Matemática em Jornais Pedagógicos do Rio de Janeiro no século XIX: A Instrucção Pública, A Escola e Instrucção Nacional. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, X, 2014, Curitiba. Anais eletrônicos do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira, 2014.

SOARES, F. S. Reflexões sobre três pesquisas e o uso de fontes em história da educação matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2014, Bauru. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática: fontes, temas, metodologias e teorias – a diversidade na escrita da história da educação matemática no Brasil, 2014. p. 1178-1185.

DASSIE, B. A.; Escola normal, ensino primário, formação de professores e impressos didáticos: reflexões para o campo de pesquisa. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2014, Bauru. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática: fontes, temas, metodologias e teorias – a diversidade na escrita da história da educação matemática no Brasil, 2014. p. 442-452.

DASSIE, B. A.; COSTA, L. F. Dom Ireneu Penna: intelectual, monge, professor e educador matemático. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2014, Bauru. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática: fontes, temas, metodologias e teorias – a diversidade na escrita da história da educação matemática no Brasil, 2014. p. 1186-1196.

DASSIE, B. A. ; CARVALHO, J. B. P. F. ; COSTA, L. F. As primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Revista HISTEDBR On-line, v. 14, p. 363-383, dez. 2014. ISSN 1676-2584.

DASSIE, B. A.; BAPTISTA, W. L. B. E antes do manual pedagógico? Recados, lembretes e orientações aos professores de matemática para o uso do livro didático. In: ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO – VI EEMAT, VI, 2014, Niterói. Anais do VI Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro – VI EEMAT. Niterói: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Rio de Janeiro, 2014.

SOARES, F. S. Professores do Colégio Pedro II: agentes na constituição da disciplina Matemática no Brasil. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA, XI, 2014, Toluca. Sujetos, poder y disputas por la educación: Textos de historiografia de la educación latinoamericana. Zinacantepec, Estado de México: El Colegio Mexiquense; Universidad Pedagógica Nacional; Cinvestav, 2014. p. 3437 – 3450. CD ROM.

SOARES, F. S. Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de Matemática no século XIX. Zetetikè, Campinas, v. 21, n.40, p. 37-58, 2013. ISSN: 2176-1744. 

SOARES, F. S. O Ensino de Matemática na Imprensa Periódica do Rio de Janeiro no século XIX. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3, 2013, Rio de Janeiro. Anais …. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2013. CD ROM. 

DASSIE, B. A.; COSTA, L. M. F. As Primeiras Experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3, 2013, Rio de Janeiro. Anais …. Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2013.

SOARES, F. S. A Imprensa periódica educacional como fonte para a história da Educação Matemática do século XIX. In: X Seminário Nacional de História da Matemática, 2013, Campinas. Anais do X SNHM. Campinas: SBHMat, 2013.

CARDOSO, V. C.; ANDRADE, M. M.; DASSIE, B. A. A Hermenêutica de Profundidade como possibilidade metodológica para as pesquisas em educação matemática. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM. Curitiba: SBEM, 2013.

COSTA, M.L.F. Papy e o Colégio de São Bento: Cadernos escolares revelam uma Matemática Moderna. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM. Curitiba: SBEM, 2013.

MARTINS, Z. S.; SOARES, F. S. A aula de Comércio em Portugal. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM. Curitiba: SBEM, 2013.

SOARES, F. S. A Matemática e o Ensino intuitivo na Revista A Instrução Pública. In: VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevidéu. Actas del VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.

CARVALHO, J.B.P.F; DASSIE, B. A. The history of mathematics education in Brazil. ZDM (Berlin. Print), v. 44, p. 499-511, 2012.

COSTA, L.M. Fontes primárias à tona para análise de uma experiência diferenciada: o Movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento do Rio de Janeiro. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista. Anais do I ENAPHEM, 2012.

 
COSTA, L. M. F; DASSIE, B. A. As primeiras experiências com a matemática moderna no Colégio São Bento. In: VI Semana da Matemática da UFF, 2012, Niterói. Anais da VI Semana da Matemática da UFF, 2012.

DASSIE, B. A. A Comissão Nacional do Livro Didático após 1945 e os livros de matemática aprovados para uso no ensino secundário. Revista HISTEDBR On-line, v. n.47, p. 88-107, 2012.

DASSIE, B. A. Da fragmentação à fusão: os primeiros livros didáticos no Brasil denominados de matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 5, p. 7-27, 2012.

DASSIE, B. A. O problema da documentação para a história da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista. Anais do I ENAPHEM, 2012.

SOARES, F.S. Ensino de Matemática e Docência nos Oitocentos. In: BRITO, A.J.; FERREIRA, A.C.; MIORIM, M.A. (Org.). História de Formação de Professores que ensinaram Matemática no Brasil. Campinas: Ílion, 2012, p. 17-39.

COSTA, L. M. F . As primeiras experiências da matemática moderna no Colégio São Bento. In: 32o. Encontro do Projeto Fundão UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2011. p. 119.

DASSIE, B. A. As propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensino da Matemática na escola secundária brasileira. Boletim GEPEM, v. 59, p. 81-94, 2011.

DASSIE, B. A. Os primeiros livros didáticos no Brasil denominados de matemática. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais da XIII CIAEM, 2011.

Pesquisa

Localização e Contato

Faculdade de Educação
Rua Prof.Marcos
Valdemar Freitas Reis, s/n,
Bloco D, sala 222
Gragoatá, Niterói - RJ - CEP 24210-201
 
Contato:
hedumat@gmail.com

Apoio

Desenvolvido pelo STI - Setor Web