Escolha uma Página

Produção bibliográfica: 2009 – 2012

 

CARVALHO, J.B.P.F; DASSIE, B. A. The history of mathematics education in Brazil. ZDM (Berlin. Print), v. 44, p. 499-511, 2012.

COSTA, L.M. Fontes primárias à tona para análise de uma experiência diferenciada: o Movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento do Rio de Janeiro. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista. Anais do I ENAPHEM, 2012.

COSTA, L. M. F; DASSIE, B. A. As primeiras experiências com a matemática moderna no Colégio São Bento. In: VI Semana da Matemática da UFF, 2012, Niterói. Anais da VI Semana da Matemática da UFF, 2012.

DASSIE, B. A. A Comissão Nacional do Livro Didático após 1945 e os livros de matemática aprovados para uso no ensino secundário. Revista HISTEDBR On-line, v. n.47, p. 88-107, 2012.

DASSIE, B. A. Da fragmentação à fusão: os primeiros livros didáticos no Brasil denominados de matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 5, p. 7-27, 2012.

DASSIE, B. A. O problema da documentação para a história da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista. Anais do I ENAPHEM, 2012.

SOARES, F.S. Ensino de Matemática e Docência nos Oitocentos. In: BRITO, A.J.; FERREIRA, A.C.; MIORIM, M.A. (Org.). História de Formação de Professores que ensinaram Matemática no Brasil. Campinas: Ílion, 2012, p. 17-39.

COSTA, L. M. F . As primeiras experiências da matemática moderna no Colégio São Bento. In: 32o. Encontro do Projeto Fundão UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2011. p. 119.

DASSIE, B. A. As propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensino da Matemática na escola secundária brasileira. Boletim GEPEM, v. 59, p. 81-94, 2011.

DASSIE, B. A. Os primeiros livros didáticos no Brasil denominados de matemática. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais da XIII CIAEM, 2011

DASSIE, B.A. O livro didático de Matemática da escola secundária brasileira na Primeira República (1889-1930). In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, I, 2011, Covilhã. Actas… Lisboa: UIED, 2011. p. 179-187.

SOARES, F. S. . O ensino de Matemática na Escola Normal da Corte (1876-1889). In: I Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 2011, Covilhã. Actas … 2011, p.518-525.

SOARES, F.S. Professores-autores de compêndios de Matemática no século XIX. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais da XIII CIAEM, 2011.

SOARES, F. S. Por dentro da Escola Normal da Corte: programas, compêndios e professores de Matemática. In: 34a Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2011, Natal. Anais da 34a Reunião da ANPED, 2011.

DASSIE, B.A. Paratextos editoriais e História da Educação Matemática: uma leitura de livros didácticos. In: I Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 2011, Covilhã. Actas…, 2011, p.188-196.

GUIMARAES, L. C.; CARVALHO, J. B. P. F. ; SCHUBRING, G. Manoel de Campos: um precursor. Llull (Madrid), v. 34, p. 315-340, 2011.

CARVALHO, J.B.P.F.; DASSIE,B.A. Euclides Roxo: engenheiro, professor, intelectual e educador matemático. Bolema, v. 23, nº 35A, p. 137 a 158, abril 2010.

DASSIE, B. A.; CARVALHO, J. B. P. F. A influência da escola normal no ensino da matemática na primeira metade do século XIX. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, p. 81-96, 2010.

DASSIE, B. A.; SOARES, F. S. Eugênio de Barros Raja Gabaglia: vida e obra de um professor de matemática. In: COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, V, 2010, Recife. Anais… Recife: EDUMATEC/UFPE, 2010. CD ROM.

DASSIE, B. A.; CARVALHO, J.B. P.; MANSO DE ALMEIDA, R.; REZENDE, W. M. O conceito de função em livros didáticos para a escola brasileira. In: COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, V, 2010, Recife. Anais… Recife: EDUMATEC/UFPE, 2010. CD ROM.

DASSIE, B. A. O ensino da Matemática na escola secundária brasileira na década de 1930 por meio de cadernos escolares. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, II, 2010, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: PPGEDU/Unirio, 2010. CD ROM.

SOARES, F.S. Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX. Bolema, v. 23, nº 35A, p. 219 a 240, abril 2010.

REZENDE, W. M; DASSIE, B. A. Epistemologia dos Números Relativos: uma reflexão necessária e atual para a sala de aula de matemática. Boletim GEPEM, v. 2, p. 63-64, 2010.

DASSIE, B. A. A contribuição de Euclides Roxo para a formação do professor de Matemática na UDF. In: FÁVERO, Maria de Lourdes e LOPES, Sonia de Castro. (Org.). A Universidade do Distrito Federal (1935-1939): um projeto à frente do seu tempo. São Paulo: Liber Livro, 2009, p. 99-128.

SOARES, F. S. Defining Teachers’ knowledge: a discussion about examinations for primary and secondary school teachers in Brazil in the nineteenth century. International Journal for the History of Mathematics Education, Bedford, v. 4, n.1, p. 81-90, 2009.

VOLTAR

Skip to content