Escolha uma Página

Produção bibliográfica: 2017 – 2020

 

DASSIE, B. A.; MORAIS, L. M. F. da C. O Minicomputador de Papy: uma interpretação sobre sua produção no Brasil. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, p. 632-657, 2020.

REZENDE, W. M.; DASSIE, B. A.. Números negativos e imprensa no brasil: as discussões no periódico União Acadêmica. In: GONÇALVES, Felipe Antonio Machado Fagundes (org.). Educação Matemática e suas Tecnologias 4. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, p. 259-267.

SOARES, Flávia dos Santos; SILVA, Virgínia de Freitas. A Matemática na Aula de Comércio da Corte (1809-1856). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 10., Belém. Anais eletrônicos […]. Belém: SBHE, 2019. p. 4193-4205.

SOARES, Flávia dos Santos; SILVA, Virgínia de Freitas. Aritmética para comerciantes no Rio de Janeiro imperial nas primeiras décadas do século XIX. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais […]. Brasília: SBEM, 2019. p. 1-15.

MORAIS, L. M. F. da C.; DASSIE, B. A.. Apontamentos de Matemática de Dom Ireneu Penna: construção de um impresso didático. Zetetiké, Campinas, v. 27, p.1-22, 2019.

SOARES, Flávia dos Santos. A Aritmética da “Nova Escola para ler, escrever e contar”. Zetetiké, Campinas, v. 27, p.1-25, 2019.

NEVES, Thais Duarte; SOARES, Flávia dos Santos. Progressões Aritmética e Geométrica: visões a partir dos livros de Aritmética e Álgebra de Serrasqueiro e Ottoni. Revemop, Ouro Preto, MG, v. 1, n. 2, p. 313-316, maio/ago. 2019.

SOARES, Flávia dos Santos. Cálculo Mental e Ensino de Aritmética em Escolas da Cidade do Rio de Janeiro no Final do Século XIX. Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 63, p. 177-204, abr. 2019.

SOARES, Flávia dos Santos. Ensino de matemática e docência nos oitocentos. In: Arlete de Jesus Brito; Maria Ângela Miorim; Ana Cristina Ferreira. (org.). História de formação de professores: a docência da matemática no Brasil. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2018, v. , p. 21-51.

MARTINS, Z. S.; SOARES, F. S.; CARVALHO, J. B. P. O ensino de Matemática no Século XIX: as aulas de Comércio do Brasil. Curitiba: Appris, 2018.

DASSIE, B. A. Diálogos entre autor e professor: uma leitura da “Arithmetica Elucidativa” de Nelson Benjamim Monção. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 17, p. 116-138, 2018.

DASSIE, B. A. Analisar livros didáticos: trajetos e caminhos percorridos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 59-74, 2018.

SOARES, F. S. As muitas mãos na escrita da História: a trajetória de um manual de Desenho do século XIX por meio de documentos manuscritos. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 90-115, 2018.

SOARES, F. S.; SOARES, R. S. Luiz Pedro Drago: para além da atuação docente. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa. Anais. Curitiba: SBHE, 2017. p. 4524-4537.

VOLTAR

Skip to content