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E antes do manual pedagógico? Recados, lembretes e orientações aos professores de matemática para o uso do livro didático

Resumo: O presente projeto tem por finalidade analisar como as orientações aos professores quanto ao uso do livro didático de matemática foram materializadas antes da produção do manual pedagógico, ocorrido na década de 1960. Esta análise será realizada a partir de elementos contidos nos livros didáticos que revelam diversidade de fatos para além do texto do conteúdo. Tais elementos são denominados de paratextos editoriais. Entre os paratextos, destacam-se para a presente pesquisa: títulos e subtítulos; prefácios e posfácios; notas de rodapé; correspondências ao autor; produção dos autores; anexos; entre outros. Nesta pesquisa serão consideradas as seguintes questões norteadoras: Quais as estratégias que os autores e editores utilizavam para orientar o professor quanto à utilização do livro didático? Como caracterizar as orientações aos professores presentes no livro didático? Quais as relações entre as estratégias adotadas e os textos de conteúdo? Quais autores e editoras que se destacam em relação às orientações aos professores?. Quanto ao banco de dados para consulta, destacam-se os livros didáticos de matemática já localizados por pesquisas anteriores datados entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. Esta pesquisa amplia de maneira significativa o debate sobre o livro didático de matemática no Brasil, pois se propõe a analisar questões relativas ao uso deste material por parte dos professores. Além disso, contribui para a constituição do campo da História da Educação Matemática.

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