Escolha uma Página

Livros didáticos de Matemática: um mapeamento da produção brasileira

Resumo: Após ter sido negligenciado, tanto pelos historiadores quanto pelos bibliógrafos, os livros didáticos vêm suscitando um vivo interesse entre os pesquisadores de uns trinta anos para cá. Isso fez com que os trabalhos relacionados à sua história, sua função e sua utilização em sala de aula venham merecendo, mais recentemente, a atenção também dos pesquisadores em Educação Matemática brasileiros. Os pesquisadores buscam entender o livro didático em suas inúmeras vertentes quer como suporte para o ensino e para a aprendizagem, como uma forma de entender a evolução dos conceitos presentes no texto, para compreender as questões de interesse do mercado editorial, entre outros. Este projeto tem como objetivo contribuir para a pesquisa sobre o assunto, propondo um mapeamento da produção brasileira de livros didáticos de matemática e a construção de um catálogo on line para consulta pública. Com este estudo espera-se contribuir para o conhecimento dos autores de livros didáticos no Brasil ao longo dos séculos XIX e XX bem como da circulação e utilização dessas obras na escola brasileira.

Pesquisa

Localização e Contato

Faculdade de Educação
Rua Prof.Marcos
Valdemar Freitas Reis, s/n,
Bloco D, sala 222
Gragoatá, Niterói - RJ - CEP 24210-201
 
Contato:
hedumat@gmail.com

Apoio

Desenvolvido pelo STI - Setor Web