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A Matemática na formação de professores na Escola Normal da Corte

Resumo: Em pesquisa anterior tivemos como foco a figura do professor de Matemática e como objetivo o de analisar os pré-requisitos para o exército da profissão de professor de matemática e para a admissão aos cargos do magistério público e particular no Brasil de 1759 até 1879, a partir do estudo dos instrumentos legais que regulamentavam esse exercício, ou seja, a legislação vigente e os sistemas de concurso. Este projeto busca avançar em outros pontos especificamente voltados a formação de professores, com o olhar para a disciplina de Matemática, com a análise do ensino de matemática oferecido naquele que seria locus de formação docente criado para substituir a nomeação de professores por concurso: a escola normal. O objetivo deste projeto é avaliar de que forma se deu a passagem dos saberes de matemática da prática dos concursos para os saberes institucionalizados com a criação da Escola Normal da Corte e quais eram o papel e as orientações para estes saberes na constituição de um novo modelo de formação de professores. Além de oferecer contribuições ao estudo dos processos de formação de professores do Império, a reconstituição particularmente da história do ensino da matemática na Escola Normal possui relevância também para a recuperação dos primórdios do ensino de Matemática e os debates sobre a formação de professores para a escola primária.

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