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As mudanças ocorridas nos livros didáticos destinados ao ensino da Matemática na escola secundária entre as décadas de 1920 e 1940: uma contribuição para a história da Educação Matemática brasileira

Resumo: Entre o final da década de 1920 e o início da década de 1930 os programas de ensino passaram de uma estrutura fragmentada (aritmética – álgebra – geometria – trigonometria) para uma unidade denominada matemática. Esta mudança acarretou alterações expressivas nos livros didáticos de matemática destinados ao ensino secundário. Os livros de aritmética, álgebra, geometria e trigonometria deixaram de ser constituidos em separados. Passamos a ter um livro didático de matermática, diferente para cada uma das séries do ensino. Esta ruptura acarretou mudanças que são observadas até os dias atuais. Dessa forma, o presente projeto tem por finalidade analisar as mudanças ocorridas nos livros didáticos destinados ao ensino da matemática na escola secundária brasileira entre o final da década de 1920 e a década de 1940. Serão consideradas as seguintes categorias: estrutura editorial, seleção, distribuição e abordagem dos conteúdos e metodologia de ensino.

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