Escolha uma Página

Olhares sobre o livro didático de matemática: constituição da história do ensino de Matemática no Brasil

Resumo: As pesquisas em história das disciplinas escolares nas duas últimas décadas vêm sendo estimuladas no Brasil, e trazem à tona discussões sobre a trajetória histórica dos saberes escolares. Tais investigações incorporam como fonte de pesquisa produções do cotidiano escolar, como cadernos de alunos, avaliações, documentos oficiais e programas de ensino, entre outros. Em particular, pesquisas em historia da Educação Matemática no Brasil apontam os livros didáticos como sendo um item que presente e importante na trajetória da constituição da Matemática como disciplina, que se constitui como parte da realidade do ensino e é agente transformador desta mesma realidade, atuando ora como agente passivo, que se molda as necessidades da vida escolar, ora que dita mudanças e muda paradigmas. Desta forma, o objetivo central deste projeto é investigar a importância do livro didático de Matemática no Brasil e aspectos de sua evolução, desde o século XIX até o final do século XX, analisando sua participação na constituição da História da Educação Matemática brasileira.

Pesquisa

Localização e Contato

Faculdade de Educação
Rua Prof.Marcos
Valdemar Freitas Reis, s/n,
Bloco D, sala 222
Gragoatá, Niterói - RJ - CEP 24210-201
 
Contato:
hedumat@gmail.com

Apoio

Desenvolvido pelo STI - Setor Web