Escolha uma Página

As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento: uma análise a partir de cadernos escolares

Resumo: O presente projeto tem por finalidade analisar as primeiras experiências em sala de aula do Movimento da Matemática Moderna ocorridas no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro. Esta análise será feita, principalmente, a partir de cadernos escolares da década de 1970 que foram localizados com um ex-aluno. Tais cadernos são relevantes para a historiografia da Educação Matemática no Brasil, pois este tipo de fonte mostra o que foi vivido em sala de aula num momento tão singular do ensino desta disciplina e reflete a adoção dos métodos propostos por George Papy, matemático belga autor de obras didáticas. Nesta pesquisa serão consideradas as seguintes questões norteadoras: Que conteúdos e tópicos de Matemática figuravam na década de 1970 no Colégio São Bento?; Como os conteúdos eram abordados e quais as relações com a metodologia de ensino adotada baseada na proposta de George Papy?; Quais as articulações destas práticas com a coleção de livros didáticos de autoria de George Papy, publicada na década de 1960?. Cabe ainda destacar que a análise dos cadernos permitirá o entrecruzamento de fontes, pois foram localizadas também algumas apostilas elaboradas e listas de atividades, algumas datadas em 1968, primeiro ano de realização da nova proposta para o ensino da Matemática neste colégio. Esta pesquisa amplia de forma significativa o debate sobre este movimento, especialmente no Estado do Rio de Janeiro porque além de ter sido uma experiência ímpar e bem sucedida, as principais pesquisas sobre este momento que estão sendo realizadas focalizam o Estado de São Paulo, devido à localização de arquivos escolares de professores paulistas.

Pesquisa

Localização e Contato

Faculdade de Educação
Rua Prof.Marcos
Valdemar Freitas Reis, s/n,
Bloco D, sala 222
Gragoatá, Niterói - RJ - CEP 24210-201
 
Contato:
hedumat@gmail.com

Apoio

Desenvolvido pelo STI - Setor Web