Escolha uma Página

Produção bibliográfica: 2005 – 2008

 

SOARES, F. S. Defining math teachers’ knowledge: discussion about examinations for elementary and secondary teachers in Brazil in the nineteenth century. In: HPM SATELLITE MEETING OF ICME 11 (HPM 2008), 2008, Cidade do México. Procedding of HPM 2008. Cidade do México: HPM/ICME, 2008. CD ROM.

DASSIE, B. A. A formação de professores no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. In: COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, 4, 2008, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: LIMC/UFRJ, 2008.

SOARES, F. S. A Instrução Pública e o Ensino de Matemática no Rio de Janeiro no Tempo de D. João VI. In: COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, 4, 2008, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: LIMC/UFRJ, 2008.

SOARES, F. S.; ROCHA, J. L. Que fim levou o Algoritmo de Peletarius? Revista do Professor de Matemática, v. 65, p. 40-45, 2008.

SOARES, F. S. Ensino de Matemática e Matemática Moderna em Congressos no Brasil e no mundo. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, p. 727-744, 2008.

DASSIE, B. A. A formação do professor de matemática na Escola de Ciências da Universidade do Distrito Federal. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 8, n. 15, p. 13-27, 2008.

SOARES, F. S. Instrução Pública e docência de Matemática na virada do século XVIII para o XIX. Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, p. 9-16, jan. /jun. 2007.

SOARES, F. S. Fontes para a História da Educação Matemática: Imprensa e a Matemática Moderna. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, p. 65-77, 2006.

SOARES, F. S. Avaliação de compêndios didáticos no Brasil: do Império à República. In: Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 4, 2006, Macaé. Anais … Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – RJ, 2006.

SOARES, F. S. Instrução Pública e Docência de Matemática no Rio de Janeiro na passagem do século XVIII para o XIX. In: Reunião Anual Da Associação Nacional De Pós-Graduação E Pesquisa Em Educação, 29, 2006, Caxambu. Anais… Rio de Janeiro: ANPED, 2006.

SOARES, F. S. Concursos para o magistério primário no Rio de Janeiro na virada do século XVIII para o XIX. In: Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática (Sipem), 3, 2006, Águas de Lindóia. Anais … . SBEM, Curitiba: UFPR, 2006. CD ROM.

CARVALHO, J. B. P. F. A turning point in secondary school mathematics in Brazil: Euclides Roxo and the mathematics curricular reforms of 1931 and 1942. International Journal for the History of Mathematics Education, Bedford, v. 1, n.1, p. 69-86, 2006.

SOARES, F. S. Os Congressos de Ensino da Matemática no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e as discussões sobre a Matemática Moderna. In: SEMINÁRIO PAULISTA DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 2005, São Paulo. Anais… São Paulo: IME – USP, 2005. p. 445-452.

DASSIE, B. A. Um resgate da matemática escolar brasileira pela da história da matemática: o caso dos logaritmos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 3, 2005, Canoas. Anais … Canoas: ULBRA, 2005, CDROM.

SOARES, F. S.; ROCHA, J. L. As políticas de avaliação do Livro Didático na Era Vargas: a Comissão Nacional do Livro Didático. Zetetikè, Campinas, v. 13, n.24, p. 81-112, jul/dez . 2005. ISSN: 2176-1744.

SOARES, F. S. ; CARVALHO, J. B. P. A vida escolar do Imperador: os estudos de Matemática de D. Pedro II. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, VI, 2005, Brasília. Anais… Rio Claro: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2005. p. 129-138.

SOARES, F. S. A divulgação da Matemática Moderna na Imprensa Periódica. In: Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM), 5, 2005, Porto. Actas … Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2005. CD ROM.

CARVALHO, J. B. P. F. São três lados, são três lados de um triângulo. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, v. 57, p. 23-31, 2005.

DASSIE, B. A.; CARVALHO, J. B. P. F. Teorema de Pitágoras e matemáticos amadores do Brasil. Revista Brasileira de História da Matemática, Rio Claro, v. 4, n.8, p. 123-147, 2005.

VOLTAR

Skip to content