Escolha uma Página

Produção bibliográfica: 2013 – 2016

 

SOARES, F. S. O Professor de Matemática no Brasil (1759-1879): aspectos históricos. Curitiba: Appris, 2016.

DASSIE, B. A. As notas de rodapé da coleção Matemática? 2º ciclo. Boletim LABEM, v. 6, p. 54-62, 2015. 

DASSIE, B. A.; COSTA, L. F. ; CARVALHO, J. B. P. F. A trajetória de Dom Ireneu Penna e suas escolhas como educador matemático. Zetetiké (on line), v. 23, p. 395-410, 2015.

SOARES, F. Acervos e arquivos na cidade do Rio de Janeiro: possibilidades para a pesquisa em história da educação matemática. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.17, n.3, pp.441-455, 2015.

SOARES, F. S. Professores de Matemática do Ensino secundário brasileiro no século XIX: o caso do Colégio Pedro II. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, X, 2014, Curitiba. Anais …– Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira, 2014.

SOARES, F. S. Ensino de Matemática em Jornais Pedagógicos do Rio de Janeiro no século XIX: A Instrucção Pública, A Escola e Instrucção Nacional. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, X, 2014, Curitiba. Anais…  – Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira, 2014.

SOARES, F. S. Reflexões sobre três pesquisas e o uso de fontes em história da educação matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2014, Bauru. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática: fontes, temas, metodologias e teorias – a diversidade na escrita da história da educação matemática no Brasil, 2014. p. 1178-1185.

DASSIE, B. A.; Escola normal, ensino primário, formação de professores e impressos didáticos: reflexões para o campo de pesquisa. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2014, Bauru. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática: fontes, temas, metodologias e teorias – a diversidade na escrita da história da educação matemática no Brasil, 2014. p. 442-452.

DASSIE, B. A.; COSTA, L. F. Dom Ireneu Penna: intelectual, monge, professor e educador matemático. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2014, Bauru. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática: fontes, temas, metodologias e teorias – a diversidade na escrita da história da educação matemática no Brasil, 2014. p. 1186-1196.

DASSIE, B. A. ; CARVALHO, J. B. P. F. ; COSTA, L. F. As primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Revista HISTEDBR On-line, v. 14, p. 363-383, dez. 2014. ISSN 1676-2584.

DASSIE, B. A.; BAPTISTA, W. L. B. E antes do manual pedagógico? Recados, lembretes e orientações aos professores de matemática para o uso do livro didático. In: ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO – VI EEMAT, VI, 2014, Niterói. Anais… Niterói: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Rio de Janeiro, 2014.

SOARES, F. S. Professores do Colégio Pedro II: agentes na constituição da disciplina Matemática no Brasil. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA, XI, 2014, Toluca. Sujetos, poder y disputas por la educación: Textos de historiografia de la educación latinoamericana. Zinacantepec, Estado de México: El Colegio Mexiquense; Universidad Pedagógica Nacional; Cinvestav, 2014. p. 3437 – 3450. CD ROM.

SOARES, F. S. Adoção, avaliação e circulação de livros didáticos de Matemática no século XIX. Zetetikè, Campinas, v. 21, n.40, p. 37-58, 2013. ISSN: 2176-1744. 

SOARES, F. S. O Ensino de Matemática na Imprensa Periódica do Rio de Janeiro no século XIX. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3, 2013, Rio de Janeiro. Anais …. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2013. CD ROM. 

DASSIE, B. A.; COSTA, L. M. F. As Primeiras Experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3, 2013, Rio de Janeiro. Anais …. Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2013.

SOARES, F. S. A Imprensa periódica educacional como fonte para a história da Educação Matemática do século XIX. In: X Seminário Nacional de História da Matemática, 2013, Campinas. Anais do X SNHM. Campinas: SBHMat, 2013.

CARDOSO, V. C.; ANDRADE, M. M.; DASSIE, B. A. A Hermenêutica de Profundidade como possibilidade metodológica para as pesquisas em educação matemática. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM. Curitiba: SBEM, 2013.

COSTA, M.L.F. Papy e o Colégio de São Bento: Cadernos escolares revelam uma Matemática Moderna. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM. Curitiba: SBEM, 2013.

MARTINS, Z. S.; SOARES, F. S. A aula de Comércio em Portugal. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM. Curitiba: SBEM, 2013.

SOARES, F. S. A Matemática e o Ensino intuitivo na Revista A Instrução Pública. In: VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevidéu. Actas del VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.

VOLTAR

Skip to content